COMO SUPERAR UMA FOBIA SOCIAL

Algumas pessoas podem ter sérios problemas, associados a sentimentos de ansiedade ou medo, para se comunicar com outros colegas. Embora este artigo não possa curar sua fobia social, ele pode ajudá-lo a tomar medidas para se tornar melhor nas interações diárias.

Passos

  1. Overcome a Social Phobia Step 1.jpg
    1
    Analise as razões do seu medo. Saber o que está causando a fobia social pode ajudá-lo a superá-la. Às vezes, você pode sentir como se não houvesse nenhum motivo para a sua fobia, mas tente encontrar a raiz do seu medo.
  2. Overcome a Social Phobia Step 2.jpg
    2
    Perceba que nem todo mundo está te julgando. Muitas vezes a fobia social pode ser um resultado do pensamento de que todo mundo ao seu redor está julgando você. Se assim for, dê um passo para trás e perceba que a maioria das pessoas não se importa.
  3. Overcome a Social Phobia Step 3.jpg
    3
    Comece aos poucos. Jogue conversa fora com pessoas que você vê frequentemente, funcionários, colegas de escola ou de outras pessoas com as quais você tenha contato.
  4. Overcome a Social Phobia Step 4.jpg
    4
    Faça algo espontâneo em público. Isso pode ajudá-lo a superar o "fator de constrangimento", que pode contribuir muito para a fobia social. Níveis de loucura podem variar, uma pessoa pode se sentir desconfortável vestindo uma mini-saia, enquanto outra só vai se sentir desconfortável quando  vestir um traje de astronauta. Embora você possa se sentir estranho quando você faz algo louco, depois você pode descobrir que sente uma sensação de realização ou orgulho.
  5. Overcome a Social Phobia Step 5.jpg
    5
    Encontre um clube, equipe ou um grupo que se relacione com um dos seus interesses e habilidades. Você vai se divertir e conhecer novas pessoas, devido ao ambiente pequeno e intimista. Isto torna mais fácil de se forçar a falar, porque você não pode simplesmente se perder no meio da multidão.
  6. Overcome a Social Phobia Step 6.jpg
    6
    Use a auto-motivação. Isso pode ajudá-lo a se esforçar e alcançar o seu objetivo de superar a fobia social.
  7. Overcome a Social Phobia Step 7.jpg
    7
    A primeira coisa que você tem que fazer antes de qualquer outra é perceber um fato importante. As pessoas querem conversar. A comunicação é a atividade voluntária mais comum em qualquer cultura, sempre. Portanto, relaxe.
  8. Overcome a Social Phobia Step 8.jpg
    8
    Saiba que a socialização é 80% mental e 20% prática. Se você está muito preocupado com o que os outros pensam sobre você, então isso faz com que falar com eles seja algo quase impossível. Solte-se um pouco, comece com uma pequena conversa. Dê-lhes um elogio ou dois. As pessoas adoram elogios. É um fato.
  9. Overcome a Social Phobia Step 9.jpg
    9
    Não seja obsessivo nem fale sobre coisas sobre as quais a outra parte da conversa realmente não se demonstre interessada. Apesar do que você pensa, não é tão difícil perceber. Se você sabe alguma coisa sobre o seu alvo, você deve saber no que ele está ou não interessado.
  10. Overcome a Social Phobia Step 10.jpg
    10
    Para grandes grupos, basta respirar e relaxar. Há um monte de pessoas que contribuem para a conversa, então não se sinta como se estivesse pressionado a dizer alguma coisa. A chave é agir como se estivesse confortável. Quando você tem a chance de contribuir com algo significativo que você acha que os outros vão apreciar, jogue isso na conversa. Você vai se sair bem.
  11. Overcome a Social Phobia Step 11.jpg
    11
    Se você escorregar e disser algo estúpido, não se preocupe com isso.Todo mundo faz isso, até mesmo os populares. Tente ouvir o que eles dizem com um ouvido crítico e você vai ouvir que eles cometem erros, tanto como qualquer outra pessoa. É realmente muito óbvio quando você é pego nisso e fica obcecado sobre se era a coisa certa a dizer ou não.
  12. Overcome a Social Phobia Step 12.jpg
    12
    Lembre-se que a maioria das pessoas não está interessada em suas falhas. A maioria das pessoas faz um esforço para prestar atenção nas coisas boas que as pessoas fazem e dizem, então expresse suas boas qualidades e ignore as más. As chances são de outros também fazerem isso. Aqueles que escolhem focar em suas falhas normalmente fazem isso por causa de uma falta de auto-estima da parte deles, basta lembrar que eles sendo negativos em relação a você é uma grande falha na personalidade deles.
  13. Overcome a Social Phobia Step 13.jpg
    13
    Não caia na armadilha de pensar que você deve fingir ter confiança. As pessoas vão perceber que ela é falsa e você vai acabar parecendo um bobo. Em vez disso, conheça as suas qualidades positivas e tenha orgulho delas. Lembre-se de que todo mundo tem algo para estar confiante sobre, e você também. Note que alguns dos "garotos descolados" nem sequer têm uma grande quantidade de boas qualidades mas eles ainda têm auto-estima elevada, pois eles podem apenas estar confiantes sobre a confiança deles, o que é uma boa qualidade em si. Qualquer pessoa pode optar por alcançar isso.
  14. Overcome a Social Phobia Step 14.jpg
    14
    Se você sente que não há nada que você possa contribuir socialmente, tente ser gentil e veja onde isso te leva. As pessoas gostam de estar perto de pessoas que as fazem felizes, e bondade é uma maneira muito fácil de fazer os outros felizes. Dê elogios genuínos, faça contato visual, mostre interesse e SORRIA. Tudo o que você puder fazer para alegrar o dia de alguém será um ponto a seu favor.
  15. Overcome a Social Phobia Step 15.jpg
    15
    Pare de se preocupar com você. Ninguém se importa se você se sente como se estivesse sendo julgado ou tratado injustamente. Em vez disso, se preocupe em fazer as pessoas ao seu redor se sentirem mais confortáveis de qualquer maneira que puder. Mesmo se você não for bom nisso, só de ter a intenção faz uma enorme diferença. Eventualmente (mais cedo do que você pensa), você vai ficar realmente bom em fazer os outros se sentirem confortáveis e felizes, e muita gente vai querer estar perto de você.
  16. Overcome a Social Phobia Step 16.jpg
    16
    Não há ninguém que impeça você de superar a fobia social. Isso certamente não é permanente. Você só precisa levar o seu tempo e fazer as coisas passo a passo, porque não é algo que pode ser mudado da noite para o dia.
  17. Overcome a Social Phobia Step 17.jpg
    17
    Encontre um amigo para quem você possa abrir o seu coração sobre seus problemas. Um bom amigo vai ajudar a motivá-lo e ajudá-lo a sair de sua concha.

Dicas

  • Trate os outros como você gostaria de ser tratado. Todos nós temos opiniões diferentes ou às vezes muito semelhantes, mas todos podem se relacionar de alguma forma.
  • Você terá que se re-erguer, isso acontece com todo mundo. Não se debruce sobre o fracasso, pense em maneiras para se sair melhor da próxima vez.
  • Se a maioria das pessoas "populares" não gostam de você, não se preocupe com isso. Popularidade não é tudo.
  • Esteja confortável. Elas são apenas pessoas, e há mais de 7 bilhões delas no mundo. Elas não vão te comer.
  • Lembre-se que você não é diferente de qualquer outra pessoa que superou fobia social. Todos nós sentimos como se fôssemos os únicos com o nosso problema, até que superamos ele.
  • Tente encontrar bons amigos que querem ajudá-lo, isso realmente ajuda.
  • Encontre pessoas que são certas para você. Escolha aquelas que fazem você mais feliz sobre aquelas que parecem populares e legais, você vai descobrir como fingir o futuro faz com que ele se torne presente mais rapidamente.
  • Faça as coisas um passo de cada vez.
  • Muitas pessoas têm os mesmos problemas que você. Estamos todos tentando superar isso. :)
  • Seja positivo.

  • Não fique estressado, se algumas pessoas não gostam de você. Qualquer pessoa tem alguém que não gosta dela, até mesmo os populares. São essas pessoas, que mesmo sabendo o que os outros pensam sobre elas continuam sendo elas mesmas, que se destacam.
  • Não evite as coisas. Toda vez que você evitar um acontecimento, pessoa ou situação - você deixa a sua fobia social vencer. Você vai ter orgulho de si mesmo mais tarde e se sentir muito mais confiante em situações sociais. Quanto mais você evitar uma situação desconfortável, pior vai ser.
  • Não desanime. Tenha perseverança e paciência, porque no final o resultado vai valer a pena e recompensar todo o trabalho e coragem que você teve para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário