quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Como desenvolver a empatia?


Pessoas que possuem boa empatia são consideradas mais agradáveis, além de serem bons em todas as atividades que envolvem interação pessoal. Quem é empático está menos sujeito ao stress e a ansiedade, sabe lidar com críticas e consegue se comunicar sem ofender ou criar maus entendidos.  A empatia é essencial para ter uma boa vida a dois e conseguir educar filhos além de ser de extrema importância para quem deseja liderar qualquer equipe.  Mas será possível desenvolver ou melhorar a nossa empatia?  

O que é empatia?

        Os pesquisares costuma dizer que a palavra empatia possui dois significados. O primeiro estaria ligado à cognição ou a intelecto e significaria a capacidade de entender o que outro está sentindo. A segunda está ligada a fatores afetivos e emocionais e significa a faculdade de sentir a emoção que outro está sentindo. Particularmente eu vejo a empatia como uma junção das duas coisa pois saber se a capacidade de sentir não possibilita que você compreenda o seu semelhante, e sentir sem saber não é compreender, é apenas se deixar contagiar com a emoção alheia.

Aprenda a desenvolver empatia

Preste total atenção
        
 carismático e empatia
É impossível entender uma pessoa se você não estiver atento ao que ela está lhe dizendo. No caso não basta ouvir o que ela está a falar, se faz necessário observar também a linguagem corporal dessa pessoa, suas expressões faciais e escolhas de palavras, respiração gestos, etc. Pare de pensar em si mesmo, nos seus problemas e olhar para o seu umbigo e mantenha a sua atenção ao outro. Não faça silêncio apenas para aguardar a sua vez de falar, fique atento ao que está sendo dito.

Incentive-a se soltar e a falar mais: é possível fazer isso demonstrando interesse pelo que ela está falando. Descruze braços e pernas (isso pode passar a ideia de resistência),  arqueie o corpo levemente em direção ao seu interlocutor, fale coisas para  ele que incentivem continuar o relato (continue, interessante, hum-ham, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário