terça-feira, 28 de outubro de 2014

Como conversar com uma mulher

    Conversar com uma mulher é diferente de falar com um homem, isso é algo fácil de notar. Porém a diferença não se resume aos assuntos que cada gênero prefere e sim a toda uma forma de pensar, o que envolve grande sutileza. Nesse artigo pretendo adentrar um pouco na forma como um homem deve se dirigir a alguém do sexo feminino de maneira que ela o entenda e possa concordar com que ele está dizendo.
  
Use suas expressões faciais
    As emoções são partes importantes da comunicação entre os seres humanos, entretanto na nossa cultura o homem foi proibido de expressar praticamente todos os seus sentimentos. Felizmente o mesmo não aconteceu com as mulheres, para elas as emoções despertadas durante uma conversa são tão importantes quanto à informação contida nas palavras. Desse modo um olhar ou uma expressão no rosto consegue dizer muito mais para uma mulher do que todo um discurso ensaiado.
 Como conversar com uma mulherComo fazer isso? A técnica que se recomenda é imitar as expressões faciais da garota com a qual se está falando. Pessoalmente acho isso uma bobagem, pois é provável que ela perceba e te ache meio estranho.  Quando alguém lhe diz alguma coisa, certa emoção se desperta em você. De modo geral os homens tendem a reprimir isso, porém a partir de agora quando estiver conversando com uma mulher, tente deixar transparecer o que está sentindo no rosto. Se uma mulher está te contando uma história que te deixa comovido, mostre essa comoção. É claro que deve evitar passar sentimentos negativos, tais como a raiva ou a reprovação. Lembre-se de evitar exageros!

Fale de você e de suas emoções
    
    Os homens gostam de falar sobre temas que apesar de influenciarem suas vidas, estão distantes do seu universo imediato (futebol, política, filmes, etc.). Já as Mulheres preferem falar sobre assuntos que fazem parte do seu universo real e cotidiano (trabalho, casa, família, etc.). Mesmo quando falam sobre filmes ou livros, as mulheres o fazem por se sentirem parte da história, como se conhecessem os personagens intimamente. Por esse motivo se quiser ser ouvido por uma mulher fale sobre coisas pessoais, sua família, seu trabalho e mencione como se sente em relação a essas coisas. É mais fácil sua mulher te liberar do churrasco na casa dos pais dela, se você disser que se sente pouco a vontade com os parentes dela, do que alegando que tem trabalho da faculdade para entregar.

    Entenda que estou falando de modo geral, existem muitas mulheres que gostam de falar sobre coisas como economia, política e até futebol. Do mesmo modo, existem homens que não dão a mínima para esses temas e preferem falar sobre assuntos pessoais. Ainda que esses dados sejam embasados em pesquisas sérias, só possível conhecer uma pessoa ouvindo que ela tem a dizer.

Não fique apenas ouvindo
   Quando se fica muito tempo sem falar nada em uma conversa, o interlocutor entende (mulheres principalmente) que você não está gostando do papo ou que é chato. Por esse motivo fale também. Em alguns casos a interlocutora não dá espaço para que você fale, mas ainda assim é importante falar alguma coisa mesmo acreditando não ser ouvido. Parece incrível, mas as mulheres são capazes de falar e ouvir ao mesmo tempo.

Seja gentil
   Confesso que demorei a entender a forma certa de propor uma solução para as coisas que a minha esposa me trazia (eu a conheço bem antes de me tornar psicólogo). Ainda que ela concordasse comigo, a maneira como eu falava fazia com que ela saísse ofendida. Homens costumam falar e pensar sem muito rodeio. Mulheres falam e pensam de forma indireta misturando seus sentimentos com os fatos. Desse modo ao falar de forma direta, a mulher tem a impressão que você está ignorando os sentimentos dela e que quer simplesmente acabar logo com a conversa. A solução para isso é exemplificar mais, falar de pessoas com problemas parecidos, dar exemplos pessoais, usar doçura na fala e empatia.

Sobre o que falar com uma mulher?
    Pelos termos de pesquisa que vejo chegando, noto que essa é uma dúvida muito grande entre os homens. O problema é que ela não tem uma solução simples. Por quê? Assim como os homens o que interessa as mulheres muda com a idade, época do ano e temas do momento. Para saber sobre o que conversar com uma pessoa é necessário ouvi-la. Só assim vai entender do que ela gosta.
   Como foi dito anteriormente, mulheres gostam de falar sobre sua vida particular, e gostam mais ainda de serem ouvidas (como todo mundo). Por isso o melhor assunto para se tratar com uma garota é a vida e pensamentos dela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário